quarta-feira, 16 de março de 2011

Vacina!

É isso ai galera depois do carnaval meio agitado... to de volta aqui para continuar postando sobre veterinária! O tema hoje pode parecer um tanto fácil mas há algumas coisas sobre vacinas que devemos saber. O grande problema é que para algumas pessoas a vacina é apenas colocar o cão em cima de uma mesa pegar a seringa puxar a pele aplicar e pronto! Resumindo, a vacina é a aplicação de um antígeno no corpo do animal. Logo esse ato induz uma resposta imunológica no corpo do animal para que ele possa criar células de memória para determinado antígeno, uma vez que esse animal tiver contato com esse antígeno ele terá  uma '' resposta imediata'' evitando a evolução da doença.. Tendo em vista todos esses processos antes de aplicar uma vacina no animal é necessário que seja feita toda uma análise clínica no animal, e não apenas vacinar.  Tudo isso tem uma lógica. Se aplicar uma vacina em um animal que já esteja com alguma enfermidade, há uma estimulação do sistema de defesa que entende que deve atuar no novo antígeno aplicado no corpo ou seja, o animal fica susceptível para a enfermidade que já tinha muitas delas infecções bacterianas e vermes. O ideal seria fazer aplicação de vermifugo 15 dias antes da vacinação, avaliação clínica e depois sim uma vacinação. Deve ser feita aos 45 dias de vida  a Octopla ou Dectopla seguindo de reforços a cada 21 dias durante 3 meses. A quarta vacina já deve-se aplicar a antirrábica. Não é comum após a vacinação qualquer tipo de caroço, se caso acontecer deve ou pode ser problemas na vacina ou problemas na antissepsia. 15 dias após a vacina o animal ja está apto para andar na rua, tendo em vista que com 15 dias os anticorpos atingem o seu limiar máximo.



É isso ai galera, postagem hoje ficou um pouco extensa... pois é um tema muito mais complicado do que parece... em outra postagem dou continuidade para esse assunto. Só pra lembrar o que o meu cachorro não tinha lipoma... simplesmente sumiu! creio eu que pode ter sido um abcesso. Vamos seguir e comentar  galera abraço!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro, adorei essa postagem serve para mostrar q so uma pessoa apta para aplicar pode aplicar e não qualquer um, pois essa pessoa sem experiência pode pior o estado do animal em vez de melhora-lo.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Dr. Pagode concordo com acima não é qualquer um que pode vacinar não tem que ter " a tar a tar da malícia kkkk"

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro, ótimo tema... nos esclarece muita coisa.
    mas me responda, se aparecer o caroço após a aplicação de qualquer vacina e a mesma permanecer por semanas? Tem algo a ser feito para que o caroço desapareça?

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite estou com alguns problema s minha cachorrinha tomo a vacina e o carocinho tá meio grande e dolorido tem algo que eu possa fazer pra melhorar?
    Obrigado a todos!!

    ResponderExcluir